• 27
  • JAN
  • 17

Glúten faz mal?

O Glúten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e malte.

Existem pessoas alérgicas ao glúten, portadores da doença celíaca, doença auto-imune e genética desencadeada pelo consumo dessa proteína causando inflamação crônica do intestino e conseqüentemente má absorção. 

Quando o indivíduo é intolerante ao glúten, seu intestino consegue digerir essa proteína, mas de forma deficiente levando a apresentação de sintomas parecidos com a alergia, mas menos agressivos, podendo variar de acordo com o grau da intolerância.

De acordo com o Conselho Regional de Nutrição, não havendo diagnóstico da intolerância ou doença celíaca a restrição ao glúten não é indicada, podendo levar à intolerância, tornando seu intestino sensível ao glúten quando for consumir.

-Sintomas e Diagnóstico da doença:
 

Diarréia ou constipação freqüente; Vômitos; Irritabilidade; Perda do apetite; Emagrecimento sem causa aparente; Dor abdominal e gases; Abdômen inchado; Dermatite; Anemia ferropriva:


O diagnóstico deve ser realizado através da realização de exames laboratoriais como: anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase.

Esses exames são confiáveis, mas são insuficientes para um diagnóstico, que deverá ser confirmado por biópsia do intestino delgado.

-Glúten engorda?
Os alimentos fontes desta proteína normalmente são calóricos e industrializados, por isso pode ser associado erroneamente ao ganho de peso. Portanto não é comprovado que seu consumo de forma equilibrada favoreça a obesidade.  

É imprescindível que você procure um nutricionista para adequar sua alimentação e investigar as possíveis causas do seu ganho de peso, caso haja suspeita de intolerância ao glúten o mais indicado é que você procure um alergista e faça os exames necessários.

Ludimila Oliveira

Nutricionista Clinlife

CRN9/13325

Ver Todos