PORQUE ESCOLHI SER OBESA?

Dr. Eduardo Pinho Tavares

² Jerry era o tipo de pessoa que você iria adorar. Ele estava sempre de alto astral e tinha sempre algo positivo a dizer .

             Quando alguém lhe perguntava “Como você está Jerry?”  Ele respondia : ” Melhor  que isso, só dois disso!”

Ele era naturalmente motivador. Ensinava sempre às pessoas como olhar pelo lado positivo da situação. Então um dia perguntaram para ele : “Como é que você pode ser uma pessoa positiva o tempo todo?  Como você consegue ?”

E ele respondeu : ” todas as manhãs  eu acordo e digo a mim mesmo : Jerry você tem duas escolhas hoje:

escolher estar de alto astral ou escolher estar de baixo astral.

Então , eu escolho estar de alto astral. A todo momento acontece alguma coisa desagradável e eu posso escolher ser vítima da situação ou posso escolher aprender algo com isso. Eu escolho aprender algo com isso.

               Então alguém lhe argumentou:

             “Tudo bem!! Mas não é fácil  assim !”

             “É fácil sim, disse Jerry … A vida consiste em escolhas, decisões a serem tomadas. Você escolhe como reagir.

               Você escolhe ser feliz ou triste, calmo ou nervoso, magro ou obeso … ²

 

                 Portanto, a pessoa pode escolher ser magra ou obesa.

                 Um dos maiores anseios do homem é o poder. O ser humano busca o poder e a fama. Vontade de ser grande, invejado, poderoso. Vontade  de parecer Deus, de ser Deus, no sentido de poder advinhar as coisas,  prever tudo, curar doenças, fazer  milagres …

                 Seria ótimo podermos fazer uns milagres de vez em quando.

                 Só que o poder e a fama têm um custo muito alto.

                 A grande maioria das  pessoas tem uma origem simples : nascemos em lugares simples, de uma família simples. O poder e a fama nos distanciam da nossa origem, de como nós somos. Nos faz sentir  um “peixe fora d’ água “.

Claro que a fama tem o lado bom, mas volta e meia a pessoa deseja viver de novo, aquela simplicidade em que foi criada.

                 Por isso, ser famoso é muito difícil. Geralmente os artistas famosos usam drogas, bebidas em excesso e tem uma vida totalmente irregular. Não podem viver de uma maneira natural como foram criados.

                 Como ser famoso é difícil, também é difícil ser bonita principalmente para as mulheres. As exigências são grandes, as cobranças são muito maiores. Difícil  no sentido em que a pessoa é mais assediada, mais desejada.

                 Se tem um lado bom, também tem o desconforto e os desassossegos de ser bonita.

                 Para não ter que usar drogas e bebidas para lidar com isso, muitas pessoas optam por engordar. É uma forma mais aceita socialmente de se defender dos

 ” inconvenientes” de ser bonita e de ter um corpo perfeito, embora seja esse o desejo consciente de toda mulher. Tem um lado dela que quer um corpo perfeito mas tem um lado que não dá conta de lidar com isso. Ou tem um lado que tem medo de ficar magra, bonita e gostosa.

               Então, pode parecer um absurdo, mas muitas pessoas têm medo de ser magras. Isso as ameaça de alguma forma.

               O futuro da psicologia está na mensagem não verbal. O importante não é o que a pessoa fala, mas o que ela demonstra, o seu comportamento. O corpo fala. É preciso aprendermos como interpretar essa linguagem do corpo.

               Um pessoa com trinta quilos a mais, o que ela está querendo dizer com esse corpo. Que rebeldia é essa? Que punição é essa?  Que medo é esse?

               São pessoas inteligentes, bem sucedidas na vida, com famílias, filhos e uma vida normal.  Sabem o que engorda e o que não engorda.

Só que elas não conseguem fazer um dieta. Existe uma coisa que puxa  para  ela não conseguir.

                É a pressão daquele seu lado que não quer emagrecer.  Quantas vezes as pessoas emagrecem 20, 30 quilos e depois comem caixas de chocolates e engordam de novo. O que elas estão dizendo com isso? Que tem  pavor de ficarem magras, lógico.

Não dão conta de ficarem magras. Alguma coisa as ameaçam.

Mas no consciente, no verbal estão nos consultórios implorando e dizendo que querem emagrecer. Lógico que “não querem “. Querem mas tem pavor. Querem  mas não querem.

                 Não é que a pessoa é obesa porque come. O verdadeiro é :  ela come porque é obesa e precisa manter a sua obesidade porque não consegue viver sem ela. É lógico que todos esses são medos e desejos  inconscientes. 

                 Mas nós sabemos que o que comanda o nosso cérebro e o nosso comportamento são os nossos desejos inconscientes.

                Motivos para escolher ser obesa:

 

                São exemplos de algumas situações que temos visto, onde as pessoas escolhem a obesidade:

1 –  Uma pessoa jovem, 25 anos,  mulher , com  30  quilos a mais, que nunca teve um                namorado firme e nunca teve uma relação sexual e que demonstra inseguranças nessa área. Ela engorda para  não encarar o problema.

  • Uma mulher, solteira ou não, que sabe ter uma energia sexual forte, com um desejo mais aguçado : se ela for insegura e tiver receio de segurar esse instinto, com certeza  ela vai engordar e se sentir protegida.
  • Uma mulher que não gosta muito de sexo e lhe incomoda o marido a procurar muito para a relação, geralmente ela engorda para não despertar o desejo dele e assim não ser tão procurada e “amolada”  em sua acomodação sexual.
  • Uma mulher, geralmente nova, com baixa  auto estima, sensação de menos valia, complexo de inferioridade no momento de iniciar afetiva e sexualmente, pela insegurança ela engorda para não encarar, no momento o seu problema. É mais fácil conviver com a obesidade.

Afinal, todo mundo é meio gordinho mesmo. 

Conclusão:

                Precisamos encarar a obesidade com a profundidade que ela merece. Precisamos tratar  o inconsciente . Tudo na vida se consegue quando se tem motivação.

Se a pessoa não emagrece é  porque ela não está tendo motivação para isso. O argumento interno de não emagrecer é maior que o de emagrecer.

Eduardo Pinho Tavares

Excelência em atendimento, solução completa em um mesmo local, atendimento personalizado e humanizado voltado para satisfação e resultados dos pacientes sempre com foco na mudança de hábitos de vida.

(31) 3564-7111

(31) 98915-5001

clinlife@clinlife.com.br

Rua Sergipe, 853 – Savassi Belo Horizonte M.G

Inscreva-se no Youtube